Quer aprender violão? 8 conselhos para iniciantes.

1. Comece do começo

Aprender algo novo sempre demanda tempo e comprometimento. Muitas vezes, é compreensível ficar saturado e até mesmo desmotivado. Porém, persistência é sempre necessário para alcançar seus objetivos! Confira 8 conselhos básicos caso você tenha a pretensão de aprender a tocar violão:

Muita gente tem essa dificuldade: como começar aprender a tocar violão ? Porém, pode parecer óbvio, mas é preciso começar do começo. Não adianta pegar a cifra de uma música na internet, olhar como se faz o acorde e começar a tocar. Aprender violão requer um estudo. Entenda o nome das partes do instrumento, a postura adequada para tocá-lo, posição correta das mãos, etc.

2. Compre o seu violão

Adquirir um violão é melhor do que pedir emprestado. Tendo um em sua casa, você pode escolher qual o melhor momento para praticar, sem preocupação de ter que devolvê-lo. Óbvio, se no momento você não está com condições financeiras para adquirir um, não resta opções a não ser pedir emprestado. Tente optar por amigos que possuem mais de um ou até mesmo aqueles que não tocam e talvez possam até te vender por um preço mais acessível.

3. Dê preferência a cordas de nylon

Esteja ciente de que seus dedos ficarão com calos, até se acostumarem a realizar os acordes. Para isso, é recomendável aos iniciantes que toquem instrumentos com corda de nylon, pois minimizam tais calos. As cordas de aço tendem a ser mais duras, o que pode dificultar para o iniciante.

4. Pratique

Diariamente. Com a prática é possível alcançar a perfeição. Por isso, mesmo nos dias de cão, é aconselhável praticar ao menos uma hora por dia.

5. Sempre verifique a afinação do seu instrumento

Verificar a afinação do instrumento antes de iniciar a praticar é imprescindível. Tocar com um violão desafinado pode criar vícios e prejudicar o treinamento do seu ouvido para identificar os acordes. Sempre verifique se o seu violão está afinado! Caso ele não possua um afinador, você pode comprar um ou até mesmo procurar por aplicativos de smartphone ou sites que possam te ajudar nisso.

6. Não caia no comodismo

Não seja daqueles iniciantes que ao aprender as notas menores, maiores e com sétima, já acham que sabem tudo e, simplesmente, param de estudar e caem no comodismo. Assim que você aprender e começar a tocar as suas primeiras músicas, aumente a sua frequência de estudos. O ideal é que você consiga tocar as músicas apenas ouvindo-as. Não se torne um viciado em cifras da internet!

7. Trabalhe suas fraquezas

Sim, você terá dificuldades, pois nada na vida é fácil. Quando não conseguir tocar uma música ou quando aquele maldito B (si maior) continua saindo abafado, continue praticando. Não desista quando as primeiras tentativas não derem certo, pelo contrário, trabalhe suas fraquezas e continue persistindo até alcançar seus objetivos e ai verá como tocar violão é apenas um exercício continuo. Crie metas diárias e busque sempre alcança-las

8. Pressa é inimiga da perfeição

Pode parecer clichê, mas a frase das nossas avós é perfeitamente aplicável para quem quer saber como tocar violão bem. Não adianta iniciar hoje já querendo ser um profissional na semana que vem.

Estude no seu tempo, pratique, persista e com o tempo você aprenderá! A pressa só irá te atrapalhar e te deixar frustrado por não ter conseguido se tornar um expert em 2 semanas de aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *