Por que os perfumes importados são tão caros?

Por que os perfumes importados são tão caros?

Quando falamos em perfumes importados logo nos vem à mente as marcas mais famosas como Ferrari, Carolina Herrera, Armani, Hugo Boss, Calvin Klein, Paco Rabanne, entre outras – e junto com elas também o alto preço praticado pelas grandes marcas importadas. Mas afinal porque um perfume importado é tão caro em comparação com as marcas nacionais? Qual a composição dos perfumes e das fragrâncias das marcas mais famosas? Confira neste artigo estas e outras informações.

Como são produzidas as fragrâncias

No mundo existem relativamente poucas empresas ou laboratórios que de fato produzem fragrâncias se comprado ao grande número de marcas do mercado. Uma vez que cheiros não podem ser patenteados, muitas marcas mais famosas adquirem as fragrâncias e composições destes laboratórios e então criam belos frascos para associar a sua marca, não raro também usando o nome de pessoas famosas. A composição em si não é tão diferente em relação às marcas nacionais; é basicamente a mesma: fragrância, álcool e água.

Então o que faz com que um perfume importado seja caro?

Tendo em vista que fragrâncias e demais componentes das fórmulas dos perfumes importados não tem um valor muito elevado, as empresas de perfume, para destacar suas marcas e atribuir valor aos seus produtos, investem quantias exorbitantes em marketing e propaganda, construindo todo um conceito em volta e atraindo assim o desejo do consumidor final. É por isso que no mundo todo são conhecidas mencionadas anteriormente.

Aliado a esse fator, estão ainda o chamado “custo Brasil”, com as elevadas taxas de impostos em produtos importados, e a quantidade de intermediários desde a fabricação do perfume até chegar nas mãos do consumidor.

Perfumes importados ficam mais tempo na pele?

Muitas pessoas acreditam que os perfumes importados são mais caros e/ou melhores por que fixam melhor e por mais tempo na pele. Isto não é necessariamente verdade. A fixação de um perfume depende principalmente da quantidade de essência colocada no frasco. Veja abaixo os tipos de perfumes relacionados a quantidade de fragrância que possuem:

Parfum: de 20% a 40% de essência
Eau de parfum: de 12% a 18% de essência
Eau de toilette: de 8% a 14% de essência
Eau de cologne (deo colônia): de 3% a 7% de essência
Splash perfumes: de 1% a 2% de essência

É seguro comprar uma réplica de um perfume importado?

Comprar uma réplica de um produto que vai ser usado na pele é sempre arriscado, especialmente pelo risco de alergias uma vez que você não sabe onde e nem como o produto foi produzido. Outro problema é você pagar por um produto de má qualidade. Geralmente a fixação dos perfumes réplicas de originais é bem pequena, visto que para fazer mais os produtores diluem muito a fragrância. A dica é que se você gosta muito de um perfume importado, pesquise bastante a fim de encontrar preços atrativos e promoções (os preços de perfumes importados variam muito de loja para loja) ou então procurar perfumes de marcas nacionais de qualidade que possuem cheiro semelhante.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *