Os prós e os contras de folha de Bowie e Dick

Utilizar folha de Bowie e Dick é uma das formas mais eficazes de testar o funcionamento do sistema de pré-vácuo em esterilizadores a vapor. Isso porque o procedimento é simples, eficaz e muito econômico, garantindo que todos os dias seja realizado a medição do bom funcionamento da máquina de esterilização.

A folha zebrada muda de cor para indicar se há ou não a presença de bolhas de ar no processo. Isso acontece por ser conta da sua formulação que é própria para reagir à presença de vapor. Por ser um indicador químico de classe 2, a folha de Bowie e Dick são usadas especificamente para autoclaves que possuem bombas de vácuo, podendo garantir ou não a eficácia da esterilização que é feita através do processo de retirada do ar que mata todos os micro-organismos que poderão causar infecções.

Se o teste apresenta falhas, é sinal de que a esterilização estará comprometida pela presença de ar, exigindo então a manutenção do equipamento. Apesar de toda a sua eficácia, é preciso realizar outros testes para garantir o bom funcionamento de autoclaves, incluindo os testes indicadores biológicos e químicos.

Vale a pena usar folha Bowie e Dick? Conheça os prós e contras

O fato de precisar de outros testes para garantir o processo de esterilização confunde muitas pessoas que tentam entender se é válido ou não utilizar folha de Bowie e Dick para a realização de monitoramento. Para ajudar a mostrar como esse teste é eficiente, listamos os prós e contras do procedimento.

Prós

Economia – a folha de Bowie e Dick é um método econômico para avaliação de autoclaves;

Eficiência – o procedimento é eficiente para detectar a presença de bolhas de ar;

Precisão – o resultado é confiável e mostra o desempenho do processo de esterilização;

Fácil utilização – as folhas de teste são fáceis de serem utilizadas, agilizando no processo de monitoramento de autoclaves;

Ferramenta de Diagnóstico – com esse teste é possível verificar possíveis alterações na autoclave, tanto em equipamentos novos quanto em peças que já foram reparadas.

Contras

Limitação – o teste Bowie e Dick só pode ser utilizado em esterilizadores a vapor com bomba de vácuo;

Nível de esterilidade – Por ser um indicador químico, a folha de Bowie e Dick só indica se o pacote passou pelo processo da retirada de ar, não indicado a esterilidade do procedimento (trabalho feito por indicadores biológicos). Como podemos ver, o teste é de alta confiabilidade e oferece poucos pontos contrários tornando o procedimento uma das melhores formas de verificar o funcionamento de esterilizadores.

Para maiores informações sobre a folha de bowie e dick, acesse o site: http://www.sispack.com.br/medical/teste-bowie-e-dick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *