O uso de madeira de reflorestamento para aluguel de móveis

Vem se tornando cada vez mais fundamental que todos os atores da sociedade civil se preocupem com a preservação do meio ambiente, incentivando o correto manejo dos recursos naturais, bem como, fazendo com que possamos ter um planeta melhor.

Dentro desse contexto é fundamental que as empresas de locação de mobiliários para eventos e festas, se conscientizem de que é absolutamente necessário adotar essa prática. Algumas empresas já a adotam e fazem questão de recusar madeira de procedência duvidosa – infelizmente porém, ainda vemos várias empresas que não adotam esse procedimento.

E porquê é importante que as empresas desse segmento adotem esse padrão?

Fundamentalmente, temos 2 razões principais:

  • Empresas de locação de móveis para festas e eventos tem um alto giro de mobiliários, pois as constantes idas e vindas das mesas e cadeiras principalmente, vão degradando o material, sendo necessária uma troca e atualização constantes;
  • O volume de locações para festas e eventos tem crescido ano a ano, fazendo com que a quantidade de mobiliários aumente gradativamente.

Madeiras de Reflorestamento

Como o próprio nome já indica, as madeiras oriundas de reflorestamento, vem de árvores que foram plantadas com esse propósito, ou seja, árvores que foram plantadas já com a finalidade de serem extraídas, e que logo após o seu corte, novas árvores terão seu plantio efetuado no mesmo local de onde foram retiradas.

Ou seja, além de áreas específicas destinadas ao plantio de árvores de reflorestamento e com todo o controle e atenção específicos – impede que árvores das florestas nativas e que nascem naturalmente – muitas delas bastante raras hoje em dia – sejam cortadas, que além de não serem repostas, deixando os espaços vazios e aumentando o desmatamento e as possibilidades de erosão, perda do habitat natural de milhares de espécies e por fim, até mesmo a desertificação de inúmeras florestas.

Nosso país é no cenário mundial, um dos principais locais para plantio e extração de madeira de reflorestamento por conta do nosso clima que é extremamente propício para um rápido crescimento das árvores.

No Brasil o eucalipto por exemplo, tem uma média de crescimento até o corte de 7 anos, em contrapartida na Europa, essa mesa árvore leva em torno de 30 anos para atingir o mesmo estágio.

Aluguel de Mesas e Cadeiras com Madeira de Reflorestamento

Por todos os aspectos que vimos (que cobrem somente uma pequena parte das vantagens do uso desse tipo de madeira), temos que estar atentos e fazer com que as empresas de móveis em geral – mas notadamente no âmbito desse artigo as locadoras de mobiliários passem a utilizar madeiras de reflorestamento.

Quando você for efetuar o aluguel de mesas, aluguel de cadeiras ou de qualquer outro mobiliário para sua festa ou evento – é fundamental que você procure saber quais empresas são ambientalmente responsáveis – pergunte e dê preferência para aquelas que atuem de forma correta, com madeiras provenientes de áreas de manejo sustentável – o nosso meio ambiente e a nossa consciência agradecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *