Dicas de Alimentos Naturais para Combater Náuseas

O fato surpreendente é que quando os pesquisadores acrescentaram gengibre ao teste, ele funcionou melhor do que alguns produtos farmacêuticos modernos no Combate ao enjoo de viagem, enjoo marítimo, náusea pós-cirúrgica, enjoo matinal e o velho enjoo comum.

E, diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não trabalha através do sistema nervoso. O fato de o gengibre ser um excelente remédio para enjoo foi provado pelo menos por três estudos científicos controlados.

A grande atração do gengibre é a ausência de efeitos colaterais. Os cirurgiões são desestimulados a usar os modernos produtos farmacêuticos para evitar o enjoo pós-operatório por causa dos efeitos colaterais que provocam. O gengibre pode ser a resposta.

Alguns especialistas sugerem que, já que não apresenta efeitos colaterais relatados, o gengibre poderia ser usado até como profilaxia em uma ampla gama de pacientes antes da cirurgia. Além do chá de gengibre, chás de plantas medicinais como a cavalinha são recomendados.

O que beber para o estômago?

Você pode beber líquidos transparentes para ajudar a acalmar seu estômago. A primeira regra é engoli-los devagar, tomando 60 a 80 mililitros de cada vez; não beba tudo de um só gole. Os dois preferidos para combate de náusea, são o caldo de carne morno e salgado e o Gatorade, que também tem sal e açúcar. Ambos são de fácil digestão. O sal é especialmente bom para restaurar os eletrólitos após o vômito, para que a pessoa não fique desidratada. Evite os sucos, principalmente os de frutas cítricas.

Se seu estômago estiver agitado por causa da náusea ou do enjoo do movimento,  eu não o aconselharia a tomar sucos de frutas cítricas.

Líquidos mornos ou frios?

Muitas pessoas optam por bebidas quentes como mais calmantes quando estão com perturbações no estômago, mas “provavelmente não faz diferença, pois ficou provado que quando você bebe alguma coisa fria, ela rapidamente alcança a temperatura do corpo.

Se beber bebidas gasosas, como Coca-Cola ou outros refrigerantes, deixe o gás sair primeiro. O gás pode distender o estômago, irritando-o ainda mais. As bebidas gasosas também podem provocar arrotos, provavelmente gerando refluxo ácido e azia. O gás é apenas outro fator potencialmente agravante.

Se beber bebidas gasosas, como Coca-Cola ou outros refrigerantes, deixe o gás sair primeiro. O gás pode distender o estômago, irritando-o ainda mais. As bebidas gasosas também podem provocar arrotos, provavelmente gerando refluxo ácido e azia.  Além de não possuir vitaminas, esse tipo de alimento apresenta excesso de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *