Curso de POO Java – Gratuito e Com certificado!

Curso POO Teoria 01a – O que é Programação Orientada a Objetos

Nessa aula de POO, vamos aprender o que é Programação Orientada a Objetos e quais são as suas principais vantagens em relação a outros tipos de Linguagem de Programação.

Curso POO Java – 01b – Instalando o JDK e NetBeans

Nessa aula de POO, vamos ver o passo-a-passo para instalar o Java Development Kit e a IDE NetBeans. Tudo tem que ficar preparado para as próximas aulas!

Curso POO Teoria – 02a – O que é um Objeto?

Nessa aula de POO, vamos aprender os conceitos de Classes e Objetos, passando pela teoria de Atributos, Métodos, Estado e Instâncias. Veja como criar uma classe e instanciar, criando objetos.

Curso POO Java – 02b – Criando Classes e Objetos em Java

Nessa aula de POO, vamos aprender como criar uma Classe, com seus atributos e métodos, e a instanciar novos objetos a partir dessa classe inicial.

Curso POO Teoria – 03a – O que é Visibilidade em um Objeto?

Nessa aula de POO, vamos aprender qual a importância dos modificadores de visibilidade público (+), privado (-) e protegido (#) na Programação Orientada a Objetos.

Curso POO Java – 03b – Configurando Visibilidade de Atributos e Métodos

Nessa aula de POO, vamos aprender na prática como usar as palavras public, private e protected na linguagem Java e qual é o efeito no uso de cada uma delas.

Curso POO Teoria – 04a – Métodos Especiais

Nessa aula de POO, vamos aprender como funcionam os Métodos Acessores (Getters), Métodos Modificadores (Setters) e Métodos Construtores (Construct) para a Programação Orientada a Objetos.

Curso POO Java – 04b – Métodos Getter, Setter e Construtor

Nessa aula de POO, vamos aprender como criar em Java os Métodos Acessores (Getters), Métodos Modificadores (Setters) e Métodos Construtores (Construct).

Curso POO Teoria – 05a – Exemplo Prático com Objetos

Nessa aula de POO, vamos fazer um exemplo prático com Programação Orientada a Objetos, usando tudo aquilo que aprendemos até aqui.

Curso POO Java – 05b – Exemplo Prático em Java

Nessa aula de POO, vamos fazer um grande exercício de Programação Orientada a Objetos utilizando Java.

Curso POO Teoria – 06a – Pilares da POO: Encapsulamento

Nessa aula de POO, vamos aprender quais são os três pilares da Programação Orientada a Objetos e vamos estudar o primeiro pilar: o Encapsulamento da POO.

Curso POO Java – 06b – Encapsulamento

Nessa aula de POO, vamos aprender como fazer Encapsulamento em Java, implementando o primeiro pilar da POO.

Curso POO Teoria – 07a – Relacionamento entre Classes

Nessa aula de POO, vamos aprender como fazer relacionamentos entre as classes.

Curso POO Java – 07b – Objetos Compostos em Java

Nessa aula de POO, vamos aprender como criar Objetos Compostos criando um vetor de objetos.

Curso POO teoria – 08a – Relacionamento de Agregação

Nessa aula de POO, vamos aprender como realizar um relacionamento de agregação entre classes para gerar objetos ainda mais poderosos.

Curso POO Java – 08b – Agregação entre Objetos com Java

Nessa aula de POO, vamos aprender como trabalhar com relacionamento entre classes criando Agregação na linguagem Java.

Curso POO Teoria – 09a – Exercícios de POO

Nessa aula de POO, vamos fazer alguns exercícios de Programação Orientada a Objeto conceituais que já apareceram em concursos. Coloque em prática tudo aquilo que aprendeu até aqui.

Curso POO Java – 09b – Exercício prático POO em Java

Nessa aula de POO, vamos fazer um exercício de Programação Orientada a Objeto em Java com tudo aquilo que aprendemos até aqui.

Curso POO Teoria – 10a – Herança (Parte 1)

Nessa aula de POO, vamos aprender o que é Herança em Programação Orientada a Objetos.

Curso POO Java – 10b – Herança (Parte 1)

Nessa aula de POO, vamos aprender a aplicar o conceito de Herança em Java.

Curso POO Teoria – 11a – Herança (Parte 2)

Nessa aula de POO, vamos aprender como funcionam os tipos de Herança, que são a Herança de Implementação e Herança para Diferença. Além disso, vamos ver algumas nomenclaturas importantes para a Programação Orientada a Objetos.

Curso POO Java – 11b – Herança (Parte 2)

Nessa aula de POO com Java, vamos aprender a colocar a Herança em prática, usando as técnicas de Herança de Implementação e Herança para Diferença.

Curso POO Teoria – 12a – Conceito Polimorfismo (Parte 1)

Nessa aula de POO, vamos aprender como funciona o Polimorfismo em Programação Orientada a Objetos, o terceiro pilar de teoria.

Curso POO Java – 12b – Polimorfismo em Java (Parte 1)

Nessa aula de POO, vamos aprender como fazer Polimorfismo de Sobreposição (Override) em Java.

Curso POO Teoria – 13a – Conceito Polimorfismo (Parte 2)

Nessa aula de POO, vamos aprender como aplicar o Polimorfismo de Sobrecarga às nossas classes. Veja também a diferença entre sobrecarga e sobreposição, algo que muita gente confunde.

Curso POO Java – 13b – Polimorfismo Sobrecarga (Parte 2)

Nessa aula de POO, vamos aprender como fazer polimorfismo de sobrecarga em Java.

Curso POO conceito – 14a – Exercícios de POO (Parte 2)

Nessa aula de POO, vamos fazer uma lista de exercícios de programação orientada a objetos para você testar os seus conhecimentos adquiridos durante as 13 primeiras aulas do curso.

Curso POO Java – 14b – Projeto Final em Java (Parte 1)

Nessa aula de POO, vamos iniciar a construção de um exemplo completo de um modelo 100% construído em Programação Orientada a Objetos com Java.

Curso POO conceito – 15a – Exercícios de POO (Parte 3)

Nessa aula de POO, vamos fazer mais 10 Exercícios de Programação Orientada a Objetos e continuar a construção do modelo do Diagrama de Classes da aula anterior.

Curso POO Java – 15b – Projeto Final em Java (Parte 2)

Nessa aula de POO, vamos aplicar o modelo de agregação em Classes utilizando linguagem Java. Um exercício prático e completamente feito em Programação Orientada a Objetos.

Avaliação: Curso de POO com JAVA

Teste seus conhecimentos obtidos no Curso de POO em JAVA

Está quase na hora de você conquistar o seu tão desejado certificado de conclusão para o Curso de Programação Orientada a Objetos com JAVA. Para que ele seja emitido, é preciso realizar essa avaliação e obter pontuação suficiente para que possamos gerar sua documentação. Leia atentamente as instruções antes de começar.

Após clicar no botão INICIAR TESTE que está ali em cima, do lado direito da tela, terá exatamente 1 HORA para completar todas as 10 questões. Responda com toda a atenção possível. Para gerar o certificado, você precisa tirar pelo menos 7 no teste. Você terá ao todo 5 chances para repetir o teste se desejar, mas as questões serão sorteadas da nossa base de dados.

Se estiver com pouco tempo nesse momento, você também pode fazer uma pausa, salvar o teste e continuar mais tarde, mas seu tempo será retomado do ponto onde parou. Prepare-se, pois a avaliação está prestes a se iniciar.

Boa prova, Gafanhoto(a)!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *