Condicionador para cabelos – para que servem, componentes e dicas de uso

Condicionador para cabelos – para que servem, componentes e dicas de uso

Manter nossos cabelos com uma aparência saudável, com brilho e força não seria uma tarefa fácil se não tivéssemos a nossa disposição uma miríade de tipos de produtos para cuidado e beleza. Além dos shampoos, que fazem o trabalho de limpeza propriamente dita nos cabelos, nós temos os condicionadores. Eles têm um papel importante, uma vez que devolvem o brilho e a maciez do cabelo pós lavagem. Confira algumas dicas de uso e saiba melhor como funcionam os condicionadores para cabelos.

Para que servem os condicionadores

Os condicionadores de cabelos são usados após a lavagem com shampoo. Apesar de atualmente alguns shampoos já conter agentes condicionantes em sua formulação, na lavagem do cabelo apenas com shampoo não são só as impurezas que são retiradas: os olhos e o sebo natural do cabelo e do couro cabeludo também são removidos. Estes, na quantidade certa, têm o seu papel na proteção e no brilho dos nossos cabelos.

Uma vez que foram totalmente retirados esta oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, o corpo precisa fazer sua reposição. É neste sentido que entra ação do condicionador. Ele, em contato com os fios de cabelo, fecha suas cutículas e envolve cada fio em uma fina camada de óleo e silicone, protegendo a umidade natural dos cabelos e devolvendo a maciez e o brilho. Além desse efeito, muitos produtos ainda possuem vitaminas e óleos vegetais que nutrem a fibra e o bulbo capilar promovendo o crescimento saudável dos fios.

Componentes dos condicionadores

Os condicionadores contêm basicamente em sua formulação óleos minerais, água, álcool, surfactantes e lubrificantes. Com o tempo, as várias marcas de condicionadores foram acrescentando outros produtos na composição básica a fim de criar produtos versáteis e com outros benefícios além da hidratação, como são os condicionadores com protetor solar, vitaminas, perfumes, extratos vegetais, etc.

Como usar corretamente um condicionador para cabelo?

Não existe segredo da utilização de condicionadores nos cabelos. No entanto existe uma dica que muitas pessoas acabam deixando de fazer, que é ler na embalagem de cada produto o modo de utilização. Apesar de que os condicionadores são praticamente sempre de uso pós limpeza com shampoo, cada produto pede um tempo diferente para que ele fique em contato com os fios. Sendo assim, um produto pode requerer lavagem imediata enquanto outro pode pedir uma aplicação de 5 a 10 minutos antes do enxágue para máximo efeito. Alguns produtos inclusive pedem o uso da toca.

O uso de um condicionador de boa qualidade pode fazer uma grande diferença no seu visual. Por essa razão vale a pena investir em bons produtos e ler atentamente as instruções antes de usá-lo a fim de obter o máximo de seus benefícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *