Como vencer uma discussão em 6 passos.

Entra numa discussão costuma ser frustrante. Você tem uma ideia clara, as vezes até óbvia, e tem a missão de colocar aqui na cabeça do outro. O problema é que ele, com alguma ideia oposta, a sua está tentando fazer o mesmo. Cada um fechado e centrado em si próprio. No fim, frustração, raiva e bate-boca. Todos saem fechados à novas ideias e saem perdendo. Vencer uma discussão é transformá-la em bom debate. Assim criamos um campo em que as boas ideias são valorizadas e respeitadas. Campo em que todos saem ganhando.  Se faz sentido para você, se liga no passo-a-passo para o bom debate:

Deixe a vaidade de lado. Não se preocupe em vencer uma discussão. Não existe oponente. Você pode até dar a cartada final e calar o outro. Mas isso não vai fazê-lo mudar de ideia, ao contrário, ele ficará ressentido e se distanciará mais de você.

Assuma a possibilidade de estar errado. Isso também tem a ver com a vaidade. Trabalhe com a hipótese de o seu argumento estar errado ou incompleto. Não tenha medo de recuar. Seja grandioso em reconhecer e aprender e, se for o caso, agradeça por tal.

Escute. Escute genuinamente. Coloque o seu modus operandi de lado para ouvir o que outro tem a dizer. Escute com todos os sentidos e mantenha a atenção naquilo está sendo dito. No lugar de uma resposta pronta, processe a informação.

Comunique-se honestamente. Mostre que você escutou e compreendeu. Utilize os pontos em comum do argumento que recebeu em sua própria fala.

Evite o que empobrece a conversa. Adjetivações, julgamentos e generalizações tiram o foco do conteúdo e favorecem apelos emocionais. Caso o outro se desvie, comunique e volte ao ponto principal.

Plante a sementinha. Mesmo que você tenha vencido a barreira da vaidade, é provável que o outro ainda não. Seja empático. Não o encurrale e nem tente forçar para que ele assuma aquela perspectiva. O ressentimento pode bloquear a boa vontade de compreender. Certifique-se de que ele entendeu o seu ponto e deixe o tirar as próprias conclusões à sua maneira.

 

Gostou? Essa é uma cortesia do O Espaço para você =)
Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *