Como Medir Seu Desempenho No Instagram Histórias?

Primeiros passos com o Instagram Histórias

Como publicar uma História?

  • Toque no ícone “+” no canto superior esquerdo de sua tela para adicionar uma História, ou, deslize para a esquerda a partir de qualquer ponto do seu feed para ser levado diretamente para a tela Histórias.
  • Toque no círculo na parte inferior da tela para tirar uma foto, ou, toque e pressione para fazer um vídeo
  • Se pretender adicionar uma foto da sua galeria de fotos a uma História, tem de deslizar para baixo e seleccionar uma das fotos disponíveis. Observe que apenas as fotos capturadas nas últimas 24 horas aparecem como opções.
  • Edite sua foto ou vídeo adicionando desenhos e texto com as diferentes ferramentas de edição na parte superior direita da tela.
  • Publique sua história!
  • Você pode repetir este processo para adicionar outra história após a primeira, e assim por diante.

desempenho no instagram histórias

Tipos de conteúdo para testar no seu público-alvo

Histórias podem ser úteis para as empresas como também abrem portas para uma perspectiva diferente da empresa aos olhos de seus clientes.

Aqui estão alguns tipos de postagem que você pode experimentar em Histórias. Certifique-se de acompanhar as reações que receber a cada tipo de História – para referência futura (ou seja, se você fizer uma pergunta, é bom manter um registro de quantas respostas você recebeu, assim, você saberá o que precisará melhorar.)

Reunião da equipe

Fotos e vídeos de diferentes membros da sua equipe pode ajudar a humanizar o seu negócio e dar aos seus seguidores alguns rostos sorridentes para lembrar a sua marca.

Cenas dos bastidores de um evento

Permitir que seus clientes potenciais vejam suas atividades “nos bastidores” pode ajudar a criar um vínculo entre o negócio e o cliente, quase como se você estivesse compartilhando um segredo.

Tutoriais

Histórias podem ser uma ótima maneira de ensinar o seu público algo relacionado à sua empresa. Apresentar a melhor maneira de usar seu produto poderia ser uma ótima alternativa de incorporar um vídeo tutorial em sua estratégia no Instagram.

Perguntas e Respostas

Não tenha medo de fazer perguntas a seus seguidores. As respostas que receber não serão públicas (a menos que você especifique a seus seguidores que postem sua resposta em um post público) assim como,  responder a uma história envolve enviar uma mensagem direta (MD) para quem publicou.

Entregar seu Instagram Histórias a um membro particular da equipe por um dia, é uma outra ótima maneira para seus seguidores verem a sua empresa a partir de uma perspectiva diferente. “Um dia na vida de …” poderia também ser uma forma engraçada de engajar seus seguidores e faze-los quererem mais.

Sempre inclua um CTA (call to action) em suas histórias, para incentivar seu público a tomar atitude. Esta é uma ótima maneira de direcionar os clientes para o seu site, ou à uma página de destino para uma oferta promocional, por exemplo.

O ponto principal que você precisa lembrar aqui é que: a História pode lhe fornecer uma grande fonte de interação cliente-negócio, mas também pode gerar resultados se bem feita. E não se esqueça: uma comunidade envolvida é eficaz, não importa quão grande ou pequena ela seja.

desempenho no instagram histórias

Medindo o desempenho no Instagram Histórias

Não há qualquer análise sólida no Instagram Histórias neste momento, devido às restrições no API Instagram. No entanto, sabemos como essas métricas são importantes para relatórios e, por isso, pensamos em ensinar algumas maneiras de manter o acompanhamento do desempenho de suas histórias. Isso envolve apenas um pouco de matemática.

Digamos que eu publiquei minha história ontem, um pouco menos de 24 horas atrás. Antes que minha história desapareça para sempre, eu preciso descobrir como foi o desempenho.

Passo 1: Verificar a contagem de visualizações em cada História

Embora não seja uma imagem precisa, o Instagram pode fornecer um número aproximado de visualizações a cada história (cada slide individual).

Para verificar essa imagem, basta deslizar para cima quando assistir a sua própria história. Você verá quantas pessoas assistiram a sua História e o nome dos usuários listados abaixo.

Passo 2: Determinar sua taxa de visualização

Sua taxa de visualização é uma porcentagem importante que lhe permite determinar quantos dos seus seguidores realmente visualizaram a sua História. Tenha em mente que este número pode variar de História à História (isto é: a taxa não será sempre a mesma de uma para a próxima).

Esta parte envolve uma pequena soma para encontrar uma porcentagem da audiência.

Vamos imaginar que minha conta tem 150.000 seguidores e minha primeira história tem 8k visualizações. A soma é esta:

(Número de visualizações * 100) / Número de seguidores

Que deve dar 5,33%. Esta é a taxa de visualização para essa história.

Esta não é uma taxa de engajamento, uma vez que uma visualização não requer nenhuma ação por parte de seus seguidores. Para calcular a taxa de engajamento em Histórias, use o número de MD (Mensagens diretas) que recebeu para cada história, em vez do número de visualizações.

Passo 3: Repita para calcular a taxa de declínio entre Histórias

Você também pode descobrir a porcentagem de seguidores que pararam de assistir após 1, 2 ou X histórias, já que o Instagram irá dizer o número de visualizações em cada slide diferente.

Então, minha primeira história tinha 8k visualizações, a segunda tinha 7k e a última tinha 5k.

Você pode calcular a taxa de visualização para cada uma das histórias usando o método acima, que deve lhe dar:

História 1: 5,33%

História 2: 4,66%

História 6: 3,33%

Em seguida, se você não sabe como calcular a diferença entre duas porcentagens, veja como calcular a diferença entre a História 1 (5,33%) e a História 2 (4,66%):

((História 2-História 1) / História 1) * 100

Você deve obter -12.6% como resultado. Esta porcentagem é a porcentagem de evolução entre as duas primeiras Histórias. Não se preocupe com fato de obter um resultado negativo: isso ilustra a porcentagem de declínio de audiência entre a História 1 e História 2.

A taxa de visualização da última História em linha é a sua taxa de conclusão: A porcentagem de seguidores que não só começaram a assistir como também terminaram sua história.

Então aqui está! Estas são as somas mais importantes que você precisará para trabalhar seu desempenho no Instagram Histórias. Para um resultado rápido e sem calculadora, você pode usar nosso modelo para calcular suas análises em uma planilha.

Você pode repetir esse processo para cada História ou simplesmente calcular a diferença entre a História #1 e História #6, se você publicou 6 histórias em seguida. A diferença de audiência entre a primeira e última história publicada é a taxa de declínio de toda a sua História. Melhore seu desempenho estipulando a si mesmo um objetivo para obter a taxa de visualização em sua primeira História e, taxa de conclusão em sua última história o mais próximo possível. Se a taxa de visualização é muito diferente entre o começo e o final, você está perdendo audiência progressivamente, o que significa que está fazendo algo errado. Descubra como evitar perder audiência na sessão BÔNUS logo a seguir!

Bônus para melhorar seu desempenho no Instagram Histórias

desempenho no instagram histórias

Para sua História… conte uma História!

Se você está descobrindo que está perdendo progressivamente a atenção do público ao longo de sua História, pode ser porque você não está empolgando-os o suficiente. Para que alguém queira assistir a próxima história, você precisa criar conteúdo que seja interessante o suficiente para que queiram saber o que está acontecendo a seguir. Em essência, você precisa contar uma história. Então fique longe de histórias que você tem saltado de um assunto para outro sem transição … É assim que você perde os espectadores.

Mantenha um olho na competição

Uma coisa que irá ajudá-lo em sua busca de inspiração, é manter um olho sobre o que outras empresas semelhantes a sua estão publicando. Sem necessariamente seguir seus rivais no Instagram, você pode encontrar marcas que trabalham no mesmo segmento que você e verificar suas histórias regularmente, comparar o seu conteúdo com o deles e crescer em sua estratégia.

Descubra quando seus seguidores estão online e interaja

O Instagram Insights irá te dizer em quais horas seus seguidores estão no app, o que é uma informação super útil! Da mesma forma, Iconosquare pode lhe dizer os dias e horários em que suas postagens tradicionais obtém o máximo de engajamento – o que pode ser útil para saber quando sua comunidade está presente no Instagram.

Testar, Medir e Repetir

Uma estratégia importante a adotar é a estratégia do testar, medir e repetir. Isso pode realmente ser adaptado a qualquer meio, mas irá especialmente ajudá-lo quando estiver apenas começando em uma plataforma, ou brincando com um novo recurso, como histórias no Instagram. A idéia é tentar algo novo que você nunca postou antes, medir seus resultados e repetir o processo com um tipo diferente de postagem. Uma vez que você tenha experimentado um bom punhado de publicações, você terá construído uma base razoável de insights e será capaz de dizer por si mesmo o que está funcionando melhor para você em termos de engajamento. Então, cabe a você continuar a melhorar este conteúdo e observar seus níveis de desempenho subir!

Acompanhe seu engajamento nas postagens tradicionais

Uma dica final que pode ajudá-lo a ter uma idéia de onde seu público está é: acompanhar o seu engajamento nas postagens tradicionais do Instagram que são postadas ao mesmo tempo como uma de suas histórias. Há uma possibilidade de você estar penalizando suas postagens tradicionais ao postar uma história ao mesmo tempo. Basta verificar os números das primeiras semanas após as Histórias serem introduzidas. Existe alguma diferença no envolvimento nos meios tradicionais? Você está recebendo mais ou menos visualizações em suas Histórias quando você posta uma foto em sua conta?

Gostaríamos de receber seus comentários sobre isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *