Como manter o bom funcionamento do ar condicionado?

Assim como um carro ou qualquer máquina, é importante tomar algumas medidas de manutenção preventiva após realizar a instalação do seu ar condicionado, assim você garante que ele dure mais tempo e funcione com alta eficiência.

Isso resulta em manter seu ambiente sempre refrescante e até mesmo poupar dinheiro em sua conta de energia, pois o ar condicionado não terá de trabalhar tão duro para fazer o trabalho.

Dicas gerais de limpeza

Há pequenas coisas que você deve fazer que manterá por um bom tempo seu aparelho de ar funcionando bem e você feliz com seu desemprenho.

1) A primeira delas é pulverizar uma solução antibacteriana em todos os componentes do seu condicionador de ar. Isso inclui os filtros, a bobina do ventilador, a bandeja de gotejamento, e o tubo de gotejamento.

Isso evitará bactérias e mofo prosperando dentro de seu sistema de ar condicionado, que por sua vez impedirá que você e sua família inale um ar poluído.

2) O segundo trabalho que você deve fazer é uma breve limpeza dos canais de saída de ar. Tudo que você precisa fazer é remover qualquer sujeira ou obstruções que possa reduzir a capacidade da unidade de desumidificar o ar que passa através dele.

3) A terceira etapa é simplesmente dar um limpeza geral no revestimento exterior. Isso não fará uma enorme diferença na eficiência geral da sua unidade, mas quem quer um condicionador de ar empoeirado?

É desagradável, e ter poeira no ar não é bom para a sua saúde. Além disso, as pessoas com alergias podem ser mais sensíveis a tal poeira.

Limpeza profissional

É certo que a limpeza de um condicionador de ar não é muito divertido.  É preferível estar gastando tempo passeando no fim de semana em vez de fazer tal limpeza. Então se você estiver sem tempo considere chamar um profissional especializado em serviços de ar condicionado. Um especialista em aquecimento, ventilação e ar condicionado será capaz de:

  • Execute a limpeza e manutenção de seu condicionador de ar, com vedação de dutos com vazamento se for um sistema canalizado.
  • Recomendar qualquer manutenção adicional.
  • Recomendar peças novas e substituir peças defeituosas.
  • Informar-lhe sobre como operá-lo de forma eficiente.
  • Fazer toda a limpeza com segurança.

Um técnico é um profissional licenciado, e ele pode ser seu orientador no que diz respeito ao seu aparelho de ar. Em geral, você nunca deve realizar qualquer trabalho elétrico por conta própria, e é sempre melhor consultar alguém especializado para realizar qualquer coisa além da limpeza.

Pode dar um pouco de trabalho, mas a limpeza de seu condicionador de ar definitivamente vale o esforço que você faz, pois além de um ar mais limpo, você terá um ar mais saudável e eficiente, o que pode significar redução na conta de eletricidade.

Com esses fatores em mente, não há realmente nenhuma boa razão para você não fazer uma boa limpeza no seu ar condicionado. Mesmo que seja apenas uma ou duas vezes por ano, você ainda vai colher os benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *