Como aumentar o CTR no adwords?

Veja neste artigo dicas simples de como aumentar o ctr (click-through-rate) no adwords, estas dicas são bem fáceis e rápidas de se resolver. Com estas dicas você vai obter uma melhora significativa na taxa de cliques e também uma melhora no desempenho de custos por clique e assim ajudando a otimizar suas campanhas no adwords.

Se você não tem experiencia no adwords, é recomendado que leia: Taxa de cliques (CTR): definição 

Dica 1 – Extensões de anúncios

Ao utilizar a funcionalidade de extensões de sitelinks, você vai poder adicionar mais informações sobre o seu anúncio, sobre sua empresa, sobre o produto/serviço ou até mesmo o endereço da empresa. O interessante desta funcionalidade é que ela não tem custo adicional e a google recomenda o uso da mesma, então aproveite, pois é possível aumentar o ctr em até 30%.

Dica 2 – URL relevantes ao anúncio

Configurar uma URL relevante ao anúncio é bem fácil de se fazer, mas nem sempre é feito. A URL de visualização pode ser diferente da URL de destino desde que tenha no máximo 35 caracteres. Dica, Utilizar caracteres maiúsculos no inicio de cada palavra ajuda a dar relevância entre o anuncio e o produto/serviço, exemplo: www.ComoAumentarCtr.com.

Dica 3 – Títulos extremamente chamativos

 Ao escrever um título utilize palavras apelativas no anúncio, exemplo: se seria colocado o valor do produto, escreva um desconto (poupe R$30,00) ou (Frete grátis) ou um bônus como (pague 1 e leve 2).

A estrategia de bônus é sempre bem persuasiva, então abuse do bônus nos anúncios.

Dica 4 – Faça bom uso das palavras negativas

É sempre uma boa prática manter um conjunto de palavras chaves negativas para seus anúncios no adwords. Utiliza-se palavras chaves negativas para evitar de atrair pessoas curiosas que não tem interesse de adquirir o produto/serviço. Veja um exemplo de como funciona:

Digamos que seu anúncio seja para vender flores, seu anuncio pode aparecer para pessoas que querem saber como plantar flores, estas pessoas não querem comprar flores, então não são clientes em potencial. Mas se você utilizar como palavra chave negativa a palavra (plantar), o anuncio não vai aparecer para pessoas que querem apenas saber como plantar flores.

Dica 5 – Use palavras de cauda longa (long tail)

Quando se procura por algo especifico em um mecanismo de busca,  utiliza-se expressões com 2 a 5 palavras e este tipo de expressão é uma long tail. Palavra chave de cauda longa, geralmente é menos competitiva, é mais focada em um determinado assunto e ajudam a obter um bom CTR, baixando o suto por clique.

Dica 6 – Teste de desempenho de anúncios

Profissionais da Google Academies recomendam fazer testes de desempenho de anúncios, para cada campanha o ideal é ter 3 anúncios para verificar o desempenho dos melhores e piores anúncios.

CTR não é o único fator de sucesso em uma campanha no adwords

Utilizando as dicas acima, sua campanha vai obter um bom desempenho no CTR e consequentemente o CPC vai ficar bem menor, porem o CTR não é o único fator que garante o sucesso de uma campanha. O ideal é aliar estas dicas deste artigo com conhecimento da empresa ou serviço, e uma boa escolha de palavras chaves para seus anúncios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *