Cirurgia de catarata – Por que é necessário se implantar uma lente intraocular?

Se você tem mais de 65 anos há uma grande probabilidade que já tenha ou que esteja iniciando um processo de opacificação do seu cristalino. Em outras palavras é bem possível que você tenha catarata. A formação da catarata tem como principal fator associado a idade, já que o envelhecimento do cristalino promove uma série de reações químicas que culminam com a sua opacificação.

O cristalino tem uma função importantíssima na formação da imagem, uma vez que ele funciona (e é de fato) como uma lente convergente muito poderosa. Sendo assim os raios luminosos que adentram nosso olho, ao passar pelo cristalino sofrem um grande desvio e são focados em um ponto na retina, localizada na região posterior do olho.

Ao se realizar a cirurgia de catarata, obrigatoriamente se retira o cristalino, por um motivo óbvio: a catarata é o cristalino que se opacificou. Dessa forma, perde-se uma lente natural de extrema importância para a formação da imagem retiniana. Até algumas décadas atrás (antes da introdução das Lentes Intraoculares), após a retirada do cristalino na cirurgia de catarata o paciente ficava com óculos de lentes muito potentes (Cerca de 20 graus) para corrigir a perda da catarata. Isso ainda ocorre nos dias de hoje nos casos de catarata congênita, uma vez que como o olho da criança ainda está em crescimento, o ideal é não implantar a lente intraocular até que ela atinja a maturidade do sistema óptico. Sendo assim, as crianças submetidas à cirurgia de catarata necessitam usar um óculos de grau muito intenso, até que seja possível a cirurgia para implante da lente intraocular.

Hoje a cirurgia de catarata evoluiu muito e com o implante da lente intraocular possibilita visão de extrema nitidez e inclusive possibilita eliminar os óculos, através de lentes intraoculares multifocais.

 

Para saber mais sobre a cirurgia de catarata acesse: Cirurgia de Catarata Campinas

 

Dr. Aron Guimarães

Oftalmologista em Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *