Aliados da Dieta – As fibras e suas propriedades poderosas

Fibras do Bem

Há muito tempo que as fibras vêm conquistando posição no cardápio das dietas para perder peso rápido de forma segura.

Cereais e sementes poderosas, ricos em proteínas, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e uma infinidade de vitaminas que vão equilibrar a sua alimentação tornando-a mais saudável.

Saiba para que servem; o que encontrar em cada uma delas, quais os benefícios e como consumir.

Sementes de Linhaça

 Com auto teor de fibras insolúveis, a linhaça é responsável por auxiliar no funcionamento do intestino melhorando o seu transito evitando desequilíbrios como o aparecimento de divertículos (formação de bolsas na mucosa do intestino) e a constipação (intestino preso). O gel que se forma ao ser colocada na água, tem papel fundamental neste processo.

A semente de linhaça atua no organismo ativando as células cerebrais e fortalecendo o sistema cardiovascular, devido à presença do ômega 3, ácido graxo poli-insaturado, também conhecido como a gordura do bem. Esta substância não é produzida naturalmente pelo organismo, sendo o alimento a principal fonte de obtenção.

As liganas, substância com características semelhante ao estrógeno, presentes em sua composição, permite que a semente de linhaça atue também prevenindo o aparecimento de diversos tipos tumores, inclusive na região da mama, fortalecendo a capacidade do organismo aumentando sua defesa.

O consumo desta semente deverá ser limitado em duas colheres diárias. É aconselhável adquirir a semente inteira e triturar no momento do consumo; podemos adicionar em vitaminas, iogurte, frutas, saladas ou na formação das massas de pães e bolos.

Sementes de Chia

 Semelhante à linhaça a semente de chia também possui alto teor de ômega 3 conferindo-lhe a capacidade de absorção da glicose colaborando no controle do diabetes, prevenindo também o aumento do colesterol e a obesidade.

De grande valor nutricional a semente de chia também contém quantidades significantes de cálcio (95mg em uma colher de sopa), podendo ser utilizado na alimentação infantil sendo eficiente na constituição dos ossos.

As vitaminas do complexo B presentes na sua constituição vem auxiliar no equilíbrio do sistema nervoso, afastando sintomas depressão e ansiedade.

Podemos ainda colher benefícios das quantidades de potássio (duas vezes mais que a banana), ferro (dez vezes mais que o espinafre) e magnésio (duas vezes mais que as nozes), substâncias que enriquecem ainda mais esta semente.

A semente de chia não necessita trituração prévia podendo ser consumida “in natura”. O consumo diário deverá ser limitado em uma colher de sopa por dia; pode ser adicionada em sucos, iogurtes, saladas, etc.

O gel formado em contato com a água pode ser adicionado em receitas em substituição da clara de ovo.

Aveia

 Esta importante fibra pode ser encontrada sob a forma de flocos, farinha e farelo. Fonte de carboidrato responsável pela produção de energia para as funções do organismo.

A substância mais importante deste alimento é a betaglucana, eficiente na absorção do colesterol e açucares presentes na alimentação, vindo então, contribuir na redução das suas taxas e auxiliando na redução de peso. O farelo de aveia é o mais indicado para esta finalidade.

A aveia pode ser consumida sob a forma de mingau ou acrescido sobre porções de frutas, iogurtes ou na composição de massas para pães e bolos.

O seu consumo diário deve ser limitado ao máximo de 2 colheres.

Quinoa

 Esta fibra possui baixa concentração de carboidratos e gorduras. Fonte de proteínas de alto valor nutricional além das vitaminas C; E e as vitaminas do complexo B. Esta composição lhe confere alta capacidade para atender as necessidades de uma dieta equilibrada para a redução de peso.

Podemos encontrar a quinoa sob a forma de grãos, farinha e flocos. A substituição do arroz por quinoa enriquece o cardápio. Seu consumo pode ser também sob a forma de mingau, acrescido em saladas ou em massas para bolos e pães. O consumo diário deverá ser limitado em uma colher de sopa.

Gergelim

Com características semelhante à linhaça e a semente de chia o gergelim também possui alto teor ácidos graxos (ômega 3), proteínas, e fibras, portanto sendo eficiente e de grande contribuição nas dietas para perda de peso.

Esta fibra também possui quantidades consideradas de vitaminas A; E e vitaminas do complexo B. O magnésio presente em sua composição auxilia a absorção do cálcio utilizado para fortalecimento dos ossos; sendo assim uma excelente contribuição na alimentação infantil.

Seu consumo é bastante adequando em sopas, saladas e muito utilizado para empanar peixes e frangos. Também muito eficiente como tempero em pratos salgados, auxilia na redução do sal e equilibrando o sabor nestes pratos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre estas fibras, enriqueça seus pratos e faça uma variação equilibrada em seu cardápio. Em uma dieta para redução de peso este equilíbrio auxilia o funcionamento do organismo e promove um emagrecimento mais eficiente e bons resultados.

“Faça do seu alimento o seu remédio” (Hipócrates).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *