A EXPLOSÃO DAS CERVEJAS ARTESANAIS NO BRASIL E O SURGIMENTO DO HOBBY

Há pouco tempo atrás, aqui na minha cidade do Rio de Janeiro, quase não se ouvia falar de cerveja artesanal. Dos últimos anos, aproximadamente cinco anos para cá, houve um aumento exponencial na procura da cerveja artesanal e com ela, pessoas procurando como fazer cerveja artesanal.

Hoje, já se encontrar nos supermercados uma variedade dessas cervejas para todos os gostos, desde mais leves até as mais fortes. Com isso surge o hobby de como fazer cerveja e está se espalhando para o Brasil.

Diferentemente dos EUA, onde já é difundido o hobby de fazer cerveja, aqui no Brasil ainda está se iniciando e já temos grandes variedades que são sustentadas pela criatividade do brasileiro. Este hobby criou novos estilos e empreendedores ousados que fazem misturas que hora dão certo, hora não. Mas isso não importa, o que importa é a criação e diversificação de sabores neste universo que é a Cerveja Artesanal onde o céu é o limite.

Ao experimentar uma cerveja artesanal, o individuo experimenta uma explosão de sabor e com ela novos sentimentos. Daí surge à curiosidade “Como será que faz a cerveja?”, “Se é possível chegar num sabor tão bom de forma manual, imagine o que se pode fazer?”, “Será que é muito difícil fazer?”. Muitos questionamentos bombardeiam a cabeça de um aspirante a cervejeiro e com isso nasce um hobby. Hobby este que apresenta um mundo que não tem mais volta, mas te garanto, é um mundo maravilhoso, repleto de sabores, aromas e cores.

Fazer cerveja é algo mágico, pois você fará com que essa bebida seja algo único, que tem sua característica pessoal, seu toque. Claro, para você chegar neste nível, você precisa fazer diversas receitas, pois ao poucos você se tornará um mestre cervejeiro. Hmmm…mestre cervejeiro? Isso mesmo, mestre cervejeiro. Com a prática, você vai percebendo mais como funciona cada ingrediente e com isso, você começa alterar as receitas, criando assim sua característica adaptada ao seu paladar.

Então, procure um curso ou faça experiências colhendo receitas e vídeos na internet. Se você realmente quer entrar neste universo, estude, mas não pense que é algo difícil, mas precisa entender como funciona o lúpulo, o malte, a água e o fermento.

Cerveja Artesanal é de fato um universo paralelo, onde tem seu próprio mundo. Te aconselho a visitar um evento de cervejas artesanais para experimentar um pouco desse mundo. Verá que não estou exagerando.

Espero que até aqui neste paragrafo, você tenha despertado uma vontade de está envolvido neste mundo, Se sim, meu objetivo foi completado. Meu objetivo é te mostrar esse mundo, pois me conquistou e quero que as pessoas experimentem também.

 

Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *