5 lições do dia a dia sobre equipamentos de biossegurança

Empresas da área da saúde devem se atentar sobre os equipamentos de biossegurança, materiais que precisam fazer parte do dia a dia dos trabalhos para promover segurança. Hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas precisam aprender sobre a importâncias desses equipamentos para não deixar de utilizá-los, promovendo também campanhas de conscientização entre seus funcionários para que eles consigam evitar acidentes e preservar suas vidas de qualquer contaminação.

A biossegurança, através de suas normas e procedimentos próprios para cada tipo de atividade, tem como responsabilidade melhorar a condição de trabalho do prestador de serviço da área de saúde, evitando riscos e a contaminação. Utilizando os equipamentos de proteção é possível evitar o contágio com agentes infecciosos, criando uma barreira que impede o contato, além de proteger os funcionários de qualquer acidente de trabalho.

Lições sobre equipamentos de biossegurança

Para mostrar como é importante utilizar os equipamentos de biossegurança, mostraremos cinco lições do dia a dia que ilustram como os materiais de proteção fazem a diferença.

  1. Projeta suas mãos – As luvas fazem parte do que chamamos de equipamento de proteção individual (EPI), imagine a situação de um laboratório onde os profissionais trabalham em contato com sangue, secreções e líquidos corporais. As luvas impedem que os profissionais tenham contato direto com essas substâncias que podem ser contaminadas.
  1. Máscaras são essenciais – Outra lição de equipamentos de biossegurança que podemos exemplificar é o uso de máscara cirúrgica. Em um consultório de dentista, por exemplo, a máscara serve para proteger o profissional de possíveis contágios com o paciente. Tanto com o contato com sangue que pode espirrar durante o procedimento, quanto possíveis infecções transmitidas pela respiração aproximada entre o dentista e o paciente.
  1. Mantenha os olhos protegidos – Ainda com o exemplo do consultório odontológico, não podemos deixar de citar que o profissional precisa utilizar os óculos de proteção. Assim como em outras situações, esse equipamento protege os olhos do profissional de qualquer objeto que possa vir em sua direção.
  1. Evite contato direto usando um avental – Em uma sala de cirurgia de um hospital, por exemplo, médicos e enfermeiros deverão vestir um avental para formar uma barreira física que impeça qualquer possibilidade de contaminação com suas roupas ou pele.
  1. Descarte de materiais contaminados – Assim como os equipamentos de biossegurança individuais, é importante citar que os equipamentos de proteção coletiva também são importantes e que áreas de descarte de materiais contaminados são necessárias para proteger não apenas os trabalhadores da saúde, mas também os que atuam descartando esse material e ainda os que recolhem e os levam até uma área própria, evitando que qualquer pessoa tenha contato direto com o material descartado.

Para maiores informações sobre os equipamentos de biossegurança, acesse o site: http://www.sispack.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *