→Curso SEO PARA AFILIADOS→Tudo sobre SEO(SEGREDO REVELADO)

SEO: o que é e pra que serve?

Entenda tudo sobre o que é essa ferramenta tão importante para o posicionamento dos sites nos mecanismos de pesquisa.

SEO é uma abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization – que traduzido significa Otimização para Mecanismos de busca ou pesquisa. Essa ferramenta é, basicamente, algo que monitora os sites na web constantes, a fim de classificar os melhores e os piores para que apenas os realmente bons apareçam nas primeiras posições desses mesmos mecanismos. Quanto melhor e mais precisa as técnicas de SEO, melhor será o seu posicionamento dentro dos sites como Google, Yahoo, Bing e etc.

Usar todas essas técnicas da forma mais eficaz é muito importante e é preciso que a pessoa se especialize e expanda constantemente seus conhecimentos sobre todas as atualizações e métodos já disponíveis. Quanto mais profundo e técnico for seu conhecimento, melhor será o seu posicionamento e geração de clientes potenciais para o seu site.

Por que o SEO é uma ferramenta tão importante nos dias atuais?

Além de tudo o que já foi dito, o SEO é capaz de melhorar:

  1. O alcance para garantir novos visitantes;
  2. As taxas de conversão (lead ou de compra);
  3. Suas vendas;
  4. O número de visualizações de suas páginas;
  5. O número de assinantes de feeds;
  6. A autoridade percebida pelos mecanismos de buscas;
  7. Sua credibilidade com os usuários.

Como ele funciona?

O SEO é feito a partir de um algoritmo, ou seja, é conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas, e que estão instalados dentro dos sites de busca. Esse conjunto de regras foram desenvolvidos para duas funcionalidades principais:

1º Exibir resultados com base nas consultas dos usuários – quando você pesquisa sobre uma receita ou alguma dieta, por exemplo;

2º Indexar e rastrear os endereços de sites existentes na internet – é o que torna possível você acessar os sites que contém a informação que procurava.

Melhorias constantes são feitas nesse algoritmo e ele já passou por diversas transformações no decorrer dos anos. Atualmente o foco do posicionamento está na experiência que os sites trarão para os usuários da rede. Além disso, os algoritmos também possuem uma inteligência artificial capaz de interpretar em qual tipo de aparelho (computador, celular, tablets e etc.) aquela pesquisa está sendo feita e, a partir dessa informação, ele trará o resultado que melhor se encaixa no layout daquele mesmo canal por onde está sendo feita determinada pesquisa.

Pra você entender melhor essa dinâmica pense em quando você vai realizar uma busca, tudo o que você escrever dentro daquela caixa de pesquisa será o filtro que o site usará para buscar os melhores resultados para garantir que você tenha a melhor experiência possível. As listas de sites que aparecem nos resultados são os resultados orgânicos, ou seja, crescem sem investimento de dinheiro. Sempre que aparecer um site seguido de uma caixinha escrito “anúncio” serão os links patrocinados, ou seja, aquele site aparece nos primeiros resultados, pois pagaram pra ele aparecer ali naquela posição. Quanto melhor for sua estratégia, melhor será o seu posicionamento e se você possui técnicas ruins, consequentemente o seu posicionamento também será ruim.

É importante saber exatamente como cada um desses mecanismos funcionam e estar por dentro das atualizações dos algoritmos, pois dessa forma você será capaz de traçar os melhores planos para o crescimento orgânico e com certeza irá se diferenciar de seus concorrentes.

Qual a média de tempo até que meu site comece a crescer?

Dependendo do método que você utilizar e da forma que você utilizar o seu site poderá estar nas primeiras páginas em menos de 3 meses. A taxa de cliques e conversões de usuários pelo método de crescimento orgânico é muito superior aos métodos de Links Patrocinados (método pago) e Mídias Sociais, mas isso não quer dizer que ele seja mais rápido. O método de crescimento orgânico é muito mais indicado e bem visto do que o método pago, pois o seu site crescerá por um método meritocrático de acordo com o bom uso do SEO (e isso é muito bem pelos sites de busca). O fator determinante para sua página estar entre os primeiros resultados é o uso da palavra-chave relevante, então a própria relevância do seu site será trabalhada de acordo com a experiência positiva que seu site trará para o usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *